Programa de Humanidades Integradas – PHI

Faça sua contribuição mensal!

Acesse o curso

Nascantur in Admiratione

Que nasçam admirados – Não basta apenas estar vivo se a nossa inteligência é como a mente de alguém que nunca nasceu. Nascer para a admiração é despertar na nossa inteligência o amor pela sabedoria.
Como poderão os pais despertar seus lhos para a excitação do aprendizado, se muitas vezes para eles aprender é penoso e rotineiro, alheio aos seus reais interesses e distante da própria realidade?
Podemos dizer que este é um curso para iniciantes, que olham para as coisas do mundo como se estivessem vendo-as pela primeira vez.

Nosso nível é amador, um programa de leitura para pessoas comuns, que ainda podem desfrutar daquilo que leem. Neste curso não temos vagas para os especialistas com seus métodos literários, críticas e análises acadêmicas.
O método cientíco não serve para a literatura, pois a ciência exige experiência e comprovação. Já a literatura não quer comprovar nada, quer apenas ser um jardim para as almas apaixonadas pela verdade.
Um antigo filósofo disse que é preciso aprender a olhar para as estrelas para se tornar amante da sabedoria. É olhar para as estrelas através da poesia, da música e dos grandes clássicos, e assim descobrir o mundo que existe em nós.

Como surgiu o Programa de Humanidades Integradas?

Foi uma experiência feita por um professor chamado John Senior, juntamente com mais dois professores, Frank Nelik e Dennis Quinn, na década de 70, na Universidade do Kansas. Eles apresentaram a proposta de reunir 200 alunos para lerem os clássicos da civilização ocidental.
A maioria dos alunos que se inscreveram no programa eram membros ou simpatizantes do movimento hippie, que estava no seu auge naquela época. Ao final do programa todos abandonaram as ideias revolucionárias e se converteram ao catolicismo tradicional. A maioria dos alunos que participaram do programa assumiram vocações
religiosas, desde freiras, monges, padres, e alguns tornaram-se com o tempo bispos e abades.
Inspirados pela experiência feita pelo professor John Senior, queremos unir os alunos para ler, acompanhados pelo professor Robson Cardenas, os grandes clássicos da civilização ocidental. Seguindo o mesmo programa de leitura da Integrated Humanities Program, o curso terá duração de 2 anos e será dividido da seguinte forma:

Primeiro Semestre: Os Clássicos Gregos (A Ilíada e Odisseia de Homero; A República de Platão; História de Heródoto).

Segundo Semestre: Os Clássicos Romanos (Cícero; Júlio César e Eneida de Virgílio)

Terceiro Semestre: Bíblia e os clássicos medievais (Sermones Centum de Hugo de São Vitor; Ciclo Arthuriano – A saga do rei Artur; A Divina Comédia de Dante Aliguieri)

Quarto Semestre: Os clássicos modernos (Hamlet de Shakespeare; Dom Quixote de La Mancha – Miguel de Cervantes).

  • Ainda posso participar do PHI? 

Infelizmente, as vagas estão esgotadas.

  • Até quando durará o curso?

A estimativa de conclusão é em 2024.