Conselhos aos Pais de Família – Santo Antônio Maria Claret

R$35,00

Fora de estoque

Categoria:

O Espírito Santo nos fala pelas palavras do Sábio: “Ouve, meu filho, a instrução de teu pai: Não desprezes o ensinamento de tua mãe” (Pr 1,8). Essa verdade para ser vivida de forma sobrenatural, ou seja, à luz da fé, requer tanto do pai quanto da mãe o empenho em buscar a sabedoria para ensiná-la à prole.

Mais do que garantir bens materiais em excesso, gastar muito dinheiro para pagar as melhores escolas ou quaisquer investimentos similares, cabem aos pais católicos dedicarem tempo ao negócio mais importante de suas vidas: como levar seus filhos para o Céu? Por que, interpela-os Nosso Senhor, “de que vale o homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua alma?” (Mt 16,26)

Quantos casamentos naufragados em nossos dias, assolados pelos divórcios, adultérios, crises de todo tipo, pois não edificaram suas casas na rocha, que é Cristo (Mt 7,25). Sem Jesus, nenhum pai e nenhuma mãe podem exercer bem a sua insubstituível missão (Jo 15,5). Tanto é assim que o primeiro milagre do Salvador aconteceu numa boda, em Caná, quando o vinho veio a faltar (Jo 2,1-11).

Esse opúsculo inédito de Santo Antônio Maria Claret visa suprir uma lacuna no ramo editorial: um livro curto, com conselhos simples e tocantes, recolhidos na Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja, para que os pais de família possam reconstruir o seu lar, se desfeito ou se começou a ruir pelas tempestades do mundo. E também será de grande utilidade para os noivos, em preparação para receber o sacramento do Matrimônio.

Trecho do Prefácio

Tem o leitor em suas mãos um exemplar de uma obra-prima do zelo pastoral de um grande bispo espanhol do século ⅪⅩ, Conselhos aos pais de família, de Santo Antônio Maria Claret.

Neste pequeno grande livro o santo bispo missionário, empregando um estilo ameno e valendo-se de figuras e exemplos tirados da Sagrada Escritura e da tradição, bem como recordando lições dos filósofos da antiguidade, troca em miúdos, por meio de conselhos sábios e oportunos dirigidos aos pais de família, os princípios fundamentais da verdadeira educação cristã.

Como se sabe, a demagogia revolucionária do mundo moderno não só exaltou a educação laica assegurada pela escola pública em detrimento da educação do berço como um instrumento polí­tico de promoção da igualdade so­cial, mas também deformou com­pletamente a educação em seus princípios, meios e fins. Dizia-se (e infelizmente ainda há muitos que o dizem e crêem) que a cada escola aberta hoje pelo Estado corres­ponde uma cadeia fechada amanhã, como se a moral laica fosse uma panacéia para todas as misérias hu­manas. E hoje essa visão utópica da edu­cação chegou ao paroxismo com o descalabro das aulas de educação sexual, com as aulas de sexo seguro em nossas escolas, nas antípodas da edu­cação cristã para a pureza, que os pais de família, sob a orientação da Igreja, transmitiam aos seus filhos.

É sobretudo para essas famílias cristãs responsáveis e conscientes de seus deveres que o opúsculo Conselhos aos pais de família, de Santo Antônio Maria Claret, será de grande utilidade. Nele encontrarão, realmente, suges­tões, exemplos e advertências que ajudarão os pais a instruir e corrigir seus filhos com uma palavra sábia e um exemplo edificante. O autor começa o opúsculo recordando de forma sucinta a doutrina da Igreja sobre a moral conjugal, os bens do matrimônio, as obrigações dos côn­juges para consigo mesmos, para de­pois explanar com grande felicidade a missão de educadores que lhes in­cumbe.

Talvez não seja exaustiva a obra de Santo Antônio Maria Claret, talvez o leitor encontre lacunas, como, por exemplo, uma palavra sobre o desafio para a orientação de seus filhos quanto ao perigo dos meios de comunicação modernos, o problema das drogas e das diversões da juventude nas grandes cidades do mundo de hoje, talvez falte uma palavra mais incisiva sobre a neces­sidade de incutir nas crianças regras de boas maneiras e bons hábitos de higiene (coisas que às vezes alguns pais descuram), mas o essencial da boa educação cristã o leitor, certa­mente, o encontrará nestas páginas admiráveis.

Por derradeiro, parece-me oportuno dizer aos pais católicos que não encontram para seus filhos uma escola confiável e não podem assegurar-lhes toda a educação domiciliar. Em tal situação, tentem acompanhar de perto, passo a passo, a vida escolar dos seus filhos, não só lhes perguntando sempre o que lhes disseram os mestres, o que ouviram dos seus colegas, não só exami­nando o conteúdo das disciplinas mi­nistradas, não só olhando os ca­dernos e livros dos seus filhos, mas também comparecendo assidua­mente à escola dos seus filhos, con­versando com seu diretor, seu coor­denador pedagógico, com os profes­sores dos seus filhos. Procedendo assim, os senhores estarão colabo­rando para que a educação recupere sua unidade e a escola volte a de­sempenhar a sua função de uma extensão da família.

Que Santo Antônio Maria Claret ajude os pais de família lei­tores desta obra maravilhosa a cumprir a sublime missão de educa­­dores dos seus filhos.

 

Pe. João Batista de Almeida Prado Ferraz Costa
Capela Santa Maria das Vitórias, Anápolis, GO

Esta obra é dedicada à grande família de Santa Maria das Vitórias

Informação adicional

Peso160 g
Dimensões21 × 14 × 1 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.