“Há um excelente motivo para que todo católico conheça as grandes obras literárias — é que as grandes obras literárias nos ajudam a conhecer a nós mesmos. É por este mesmo motivo que devemos estudar as ciências humanas — pois elas nos educam sobre a humanidade, tanto a nossa própria quanto a do próximo.
Nas grandes obras literárias encontramos uma compreensão profunda do ser do homem e de seu desígnio. Descobrimos que a pessoa humana é homo viator, um peregrino ou viandante cujos trajetos pela vida mortal têm sempre a vida eterna em mente. A compreensão de que é isto que somos foi perdida. Escreveu Chesterton: “O homem moderno é mais como aquele que esqueceu o nome do seu destino e tem de retornar aonde veio, até mesmo para descobrir aonde está indo.
(…)
As grandes obras literárias são obras de encantamento que têm o poder de reencantar a mais exausta das almas. São uma herança recebida por todos nós, ou todos dentre nós que as desejam. Ao lê-las, encontramo-nos na presença de grandes mentes pensando sobre grandes coisas. Encontramo-nos na presença de quase três mil anos de gênio”.
Avaliações
Não há avaliações ainda.